Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Busca de Um Sentido

Está a chegar o momento...

Um dos momentos que mais esperei ao longo destes 12 anos de escola está prestes a chegar: ir para a faculdade.

Apesar de saber que em algum dos cursos a que me candidatei irei entrar, estou cada vez mais ansiosa, não falo noutra coisa, não penso noutra coisa e está a tornar-se irritante, até para mim.

Nunca quis tanto algo como quero ir para a universidade e agora que o momento está a chegar e faltam apenas 3 semanas apetece-me esconder e nunca mais sair daqui. "Porquê?" perguntam-me. Porque tenho medo.

Toda a minha vida o medo dominou todas as minhas decisões e a forma como encaro tudo o que se passa, fosse o medo de falhar em algo ou até mesmo o medo de sair de casa. Deixei de fazer muitas coisas que me eram permitidas só porque tinha medo do que poderia acontecer e eu não saber lidar com isso.

Mas desta vez é diferente, porque apesar de ter medo, eu tenho que ir. Tenho que pensar que é tudo o que sempre quis, que vai ser uma experiência totalmente nova e eu não posso ter medo de estar longe de tudo o que me é confortável.

Apavora-me a ideia de ir morar para outra cidade, muito maior do que a minha, sozinha, sem conhecer ninguém. O que me deixa com mais medo ainda é a forma como eu vou lidar com tudo isso, porque eu não quero de todo que o medo me impeça de aproveitar cada segundo do que estou prestes a viver.

Por outro lado, receio chegar lá e ser tudo diferente do que estava à espera, mas de forma negativa.

E se não gosto do curso?

E se não me adapto?

E se me perco?

E se odiar tudo?

E se...

Sei perfeitamente que, em princípio, só me vou sentir sozinha durante as primeiras semanas, devo ir conhecer pessoas que estão a sentir exatamente o mesmo que eu, e apesar de ir sentir saudades de casa, isso vai confortar-me.

Enquanto não chega o momento resta-me esperar e tentar acalmar-me, porque tudo vai correr bem e eu vou adorar.

Pensamento positivo ajuda, certo? Espero que sim.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Tatiana 28.08.2016 22:03

    Eu tenho alguma informação de estudantes da mesma faculdade e até do mesmo curso, mas nem isso me tranquiliza porque cada um reage de formas diferentes à mesma situação. Espero que acabe a acalmar os nervos quando lá estiver mesmo!
    Tenho tentado pensar de forma positiva sempre que noto que já estou a abusar :D
    Muito obrigada pelo comentário! Beijinho
  • Imagem de perfil

    Marta Elle 28.08.2016 22:36

    Olha, menos mal. Já viste se eles se queixassem todos do mesmo ? Isso significava que o problema era mesmo sério. No meu curso as queixas eram TODAS sobre as professoras de uma determinada disciplina, tive inclusivé, várias colegas que não chegaram a acabar o curso apenas devido àquela disciplina.
    Assim sendo, em princípio, as situações que os teus colegas relatam não serão muito más, ou pelo menos alguns conseguem ultrapassá-las. Tenta perceber bem os entraves que podes ter e o que podes fazer para ultrapassá-los.
    Claro que estar atenta nas aulas, participar, não causar distúrbios e entregar os trabalhos a tempo, ajuda sempre.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.