Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Busca de Um Sentido

20
Jul17

"Belo rabinho" - isto é assédio!

Tatiana

O que será que faz com que um homem com idade para ser meu avô me olhe de alto a baixo e sem qualquer tipo de vergonha diga que tenho "um belo rabinho"? Será que as pessoas não entendem que a isso se chama assédio?

 

Não sou uma das mulheres mais femininas que conheço. A maior parte das pessoas menciona-me como alguém que gosta de se vestir à rapaz. Admito que por vezes é isso que acontece. Adoro vestir uma camisola bem larga, umas calças quaisquer e sair de casa. 

 

Chegou o Verão, e como em todos os anos acabo por me arranjar mais, andar de vestido, saias ou calções, blusas mais femininas, porque no fundo acaba por ser o que é mais fresco. Este ano estava difícil começar com isso. Engordei à volta de 10 quilos, tudo o que se vende é demasiado curto, e eu prefiri trocar as camisolas pelas t-shirts. No entanto, hoje por alguma razão tive vontade de me arranjar, e estava no meu direito de o fazer. Sentia-me bonita, tinha a auto-estima super elevada, estava mesmo bem.

 

Passei o dia todo na rua, de um lado para o outro, a fazer recados com a minha mãe e todos me elogiavam, que o vestido que tinha me ficava muito bonito, que devia perder a vergonha e andar assim mais vezes... A auto-estima aumentou mais ainda, como é óbvio. Qualquer ser humano gosta de ser elogiado.

 

Chegou o fim do dia... Era a última coisa que tinha para fazer, e ao passar por um senhor para entrar no sítio onde tinha que ir oiço, como se nada fosse, um "belo rabinho". Tive vontade de lhe responder. Isso passou a vontade de chorar, de raiva. Não lhe respondi porque estava sob o efeito de alcool. Ou talvez porque tive medo. Quando vi a minha mãe disse-lhe que às vezes tinha vontade de deixar de me arranjar, podia ser que assim não olhassem para mim como um objeto.

 

Sei que o meu pensamento é errado, sei que eu tenho todo o direito de me vestir como quero, de sair à rua e não ser incomodada. Mas fiquei mesmo revoltada. Revoltada porque aquele comentário fez com que eu sentisse que estava quase nua, fez com que tivesse nojo de mim, fez-me querer mudar a minha atitude. E isso é tão injusto.

 

Porque raio se objetifica a imagem da mulher? Porque é que não podemos viver as nossas vidas descansadas, sem sermos vítimas de comentários maldosos? Porque é que acham que é correto faltar ao respeito assim a alguém?

8 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D